#1 – *Respeite e entenda sua fome* . A fome que nós precisamos atender de imediato é fome fisiológica , sabe aquela fome que o estômago “ronca”, ou a cabeça dói, algumas pessoas ficam trêmulas , o ideal é você não deixar chegar a esse ponto, pois as chances de exagerar quando estamos com muita fome serão altas.
#2- *Escolha alimentos que você gosta**, mas também esteja aberto para experimentar novos alimentos, novas combinações; olha a infinidade de legumes , de frutas , de tipos de carnes , peixes e de preparações que temos , com certeza tem aquelas que você mais gosta e que são saudáveis .
#3 *Negocie com suas vontades* , não dá pra comer 1 bolo de chocolate por vez, mas um pedaço sim, não precisa comer uma pizza inteira ou 4 pães , saiba que vai ter sempre bolo, pizza e pão então você sempre vai poder comer , por isso não precisa exagerar .
#4 *Entenda seus sentimentos antes de comer*, pergunte-se : estou ansioso, ou estou com fome? estou triste ou estou com fome? Estou entediado ou estou com fome? Se a resposta não for fome, ouça uma música, faça 5 a 10 min de relaxamento ( pegue no youtube), assista mais 1 capítulo da série favorita, leia 5 páginas do seu livro e vai ver que não precisa comer pra suprir esses sentimentos.
#5 *Coma em um lugar tranquilo*, de preferência na mesa, agradeça pela comida, sem interferência de TV, celular , esse comportamento vai te ajudar a prestar atenção no que você está comendo , vai fazer você comer com mais calma e consequentemente comer o suficiente .
#nutrição #nutriçãocomportamental#nutriçãoafetiva
Por fim deixo a dica desse livro Maravilhoso: Mindful Eating – Comer com Atenção Plena( Cynthia Antonaccio , Manoela Figueiredo 2018.)
Cátia Maciel – Assistente Social e Nutricionista especializada em transtornos alimentares e certificada em nutrição comportamental