Artigos > A saga de Mariana

A saga de Mariana

Dieta Restritiva

Mariana estava muito animada, começou uma dieta nova “ agora vai “ , pensou Mariana.

Mas essa vez não quis fazer sozinha , foi em um profissional de saúde , viu na internet que esse “emagrecia todo mundo” , saiu de lá muito animada com uma dieta super restritiva ( ela na verdade nem sabia o que era dieta restritiva).

Mas o papel estava ali : nada de leite , nada de carboidratos , nada de frutas, afinal frutas também tem açúcar e açúcar nem pensar .

Eis que surge uma situação intrigante.

Mariana perdeu peso na balança ( não se sabe se de gordura, músculo ou água ) MAS estava irritada , sem forças para estudar , ir para academia ou até mesmo se jogar nas baladas .

E tem mais …

A fome estava cada vez mais presente e os pensamentos em comida mais persistentes , onde quer que fosse pensava em comida , sonhava com comida .

Achou melhor tomar algumas atitudes : Evitava sair, aniversários ou qualquer lugar que tivesse que lidar com a comida.

Até que um dia não aguentou mais e comeu um pedaço de bolo de chocolate, mais um suflê especial que sua vó faz , não conseguiu mais se “controlar” . Os dias que se passaram foram piores ainda, mais culpa , mais comida e aquele peso perdido , estava todo de volta e ainda um pouco mais .

Mas o que foi que aconteceu ??

As células de mariana não sabiam que ela estava restringindo seu consumo alimentar voluntariamente .

Seu corpo desacelerou o metabolismo, entrou para o modo de sobrevivência e os desejos por alimentos cresceram .

“Fazer dieta é uma forma de jejuar por um curto espaço de tempo. Por consequência, na primeira oportunidade que a pessoa tem de realmente se alimentar, o ato de comer muitas vezes é vivido com tamanha intensidade que parece incontrolável, como um ato de desespero. “

Mas afinal de quem é a culpa ?

Mariana só atendeu uma mensagem desesperada do corpo por comida, mas se sentiu fracassada, com raiva e cheia de culpa e agora com um comer transtornado.

Embora comer intensamente possa parecer algo descontrolado e pouco natural, trata-se de uma reação normal ao jejum e às dietas. No entanto, a alimentação pós-dieta é muitas vezes vista como “falta de força de vontade” ou falha de caráter.

A culpa não é sua , é da dieta que fracassou em não te atender.

E o que eu faço então ?

Proponho você conhecer a abordagem da nutrição comportamental. Os nutricionistas nessa abordagem são chamados terapeutas nutricionais . É uma abordagem que leva em conta todos os aspectos da sua vida, sociais, culturais , emocionais e propõe mudança de comportamento e hábitos alimentares .

Já adianto logo que NÃO É MILAGRE, NÃO É DIETA NOVA e que a mudança é cheia de altos e baixos , mas o resultado é duradouro .

Cátia Maciel é Nutricionista especializada em transtornos alimentares pela USP e certificada em Nutrição Comportamental .

Me acompanhe no instagram : https://www.instagram.com/catiarmaciel/

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Abrir Chat