Artigos > Menopausa – Alimentação pode ajudar ?

Menopausa – Alimentação pode ajudar ?

Eu vivi até 2020 sem me preocupar com a menopausa , apesar de todas as mulheres ( se vivas tiverem) passam por essa fase , falamos pouco sobre o assunto e sentimos muito, umas mais outras muito mais.

Com o tratamento do câncer de mama que tive em 2021 tive que suprimir os hormônios e com isso veio a menopausa “forçada” induzida drasticamente por medicamentos, não deu nem tempo de me preparar.

Em uma enquete que fiz no instagram agora no inicio do mês 94% das mulheres tem alguma preocupação com a menopausa ou estão passando pela menopausa, a incerteza sobre o tema é o que mais preocupam as minhas seguidoras.  Estima-se que até 2030 ( daqui a pouquinho)  1,2 bilhão de mulheres estarão no período de menopausa.

Os sintomas são os mais variados, desde ressecamento de mucosas , pele , cabelo, baixa libido, dores musculares, insônia , irritabilidade  e o que mais me afetou e afeta ( porque cada pessoa é diferente)  são os calores , os chamados “fogachos” que é diferente de tudo que a gente já viveu , acredite eles impactam no nosso bem estar físico e mental.

Mas então que estratégias podemos utilizar para  diminuir os sintomas da menopausa? Alimentação pode ajudar?

Podemos fazer algumas estratégias para melhorar os sintomas, dentre elas estratégias alimentares ajudam muito , como por exemplo reduzir o consumo de açúcar , aumentar o consumo de frutas e verduras , oleaginosas, cereais , azeite de oliva,  diminuir o consumo de carnes vermelhas e de  alimentos industrializados em geral   e redução do consumo de bebidas alcoólicas.

Para mulheres em tratamento ou que já trataram  câncer de mama  com receptores de hormônio positivos precisam de um acompanhamento com nutricionista , pois alguns alimentos que são recomendados para as mulheres em geral tem especificidade para esse grupo .

Para você que como eu não pode fazer reposição hormonal ( procure seu médico para informações ) , se jogue na mudança de hábitos alimentares, atividade física e terapias alternativas como acupuntura , meditação , reiki , mindfulness , tudo isso ajuda a passar por essa fase da sua vida  com mais disposição e serenidade.

Acompanhamento do seu médico e do seu nutricionista fazem toda diferença no processo

Cátia Maciel , baiana , Assistente Social, Nutricionista especializada  em transtornos alimentares pela USP,  descobriu um câncer de mama em 2021 aos 47 anos  , hoje atende de forma gratuita pacientes em tratamento do câncer de mama , dando orientações sobre alimentação especialmente na fase da quimioterapia, além de dividir com essas pacientes sua  história. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Abrir Chat